Logo - Modare Ultra Conforto

Abrir Menu Mobile

Blog Modare Ultraconforto

MODA SUSTENTÁVEL | 17.06.2022

Formas sustentáveis de pensar em moda!

Os cinco R’s são uma tendência em ascensão para conscientizar todas as pessoas.


Já faz um tempo que um comportamento vem crescendo no mundo da moda: o consumo consciente. Globalmente, as pessoas estão mais atentas aos impactos das próprias escolhas e isso tem influenciado na hora de adquirir alguma peça da temporada. 
A ideia é que, enquanto a indústria trabalha para rever o papel que desempenha a favor do meio ambiente, o consumidor comece a pensar, e agir, para contribuir com tudo isso. E é aí que entram os cinco R’s da moda: reduzir, revestir, reciclar, reparar e revender. 
Mas o que seriam esses R’s?

Reduzir

 

Os benefícios desse R podem ser sentidos instantaneamente ao organizar tudo que você tem. Ao fazer isso, haverá uma análise do que precisa ser reduzido e uma autocrítica sobre o que acumulamos (de maneira que fiquem sem uso). Peças que há muito tempo você não via serão encontradas, e assim, se abre caminho para determinar o que fica e o que vai embora. E quando dizemos o que vai embora, não significa jogar fora, hein?

Você pode criar um bazar entre as amigas e familiares ou mobilizar doações a uma instituição de caridade. Esse é um processo que aumenta a durabilidade das roupas e dos calçados, promovendo um tremendo bem para a natureza! 

Revestir

 

Muito se fala em ressignificação e reutilização. Não é porque você usou um vestido, uma blusa, ou um calçado uma vez em uma festa, que não poderá investir neles mais uma vez. Com tantas roupas em nossos armários, incluindo as que adoramos, tem que ser normalizado o ato de revesti-las (vesti-las novamente em outras oportunidades).  

Algumas celebridades já se comprometem a isso. Kate Middleton, a duquesa de Cambridge, por exemplo, reduziu pela metade os gastos ao reutilizar peças. Ela já repetiu diferentes itens incontáveis vezes (como o famoso cachecol vermelho)

Leia também: Práticas para começar o seu guarda-roupa sustentável.

Reciclar

 

Muito se fala sobre o upcycling, que é um processo de criação de novos itens por intermédio de materiais já existentes. O custo é baixo, consome pouca energia e dispensa o uso de componentes químicos. Um novo comprimento, uma nova cor, adaptar para a tendência da nova temporada, tudo pode ser feito. Totalmente o clima faça você mesma, que renova a afetividade das peças.

Fica a dica: a moda hoje dialoga com a nostalgia, então, nada mais interessante que resgatar o passado com criatividade. 

Leia também: A preocupação com o meio ambiente está na moda.

Reparar

Falando em criatividade, reparar, restaurar e recuperar é algo que as gerações anteriores sabiam muito bem fazer. Essa etapa se aproxima do ato de reciclar, pois é onde você explora maneiras inovadoras de prolongar a vida útil de roupas e calçados (que podem ser de 1 a 2 anos). Transformar um vestido antigo em um top moderno contribui para uma atitude consciente e você terá uma peça exclusiva, que ninguém mais terá.

Revender

Esse R é bastante comentado no mundo da moda por ser uma oportunidade de liberar espaço. Se você tem um guarda-roupa sustentável e precisa de uma graninha extra, porque algumas peças já não combinam mais com sua personalidade (e seja sincera com você mesma para não ter arrependimentos!!), revender pode ser uma solução.

Não é à toa que existem inúmeras plataformas online onde tal tarefa pode ser realizada de um jeito intencional. Inclusive, com foco em sustentabilidade, atraindo as pessoas certas que cuidarão das peças com o mesmo carinho que você fez durante a trajetória.

Na melhor das hipóteses, troque, presenteie ou doe, combinado?

Dica final: está faltando algo no guarda-roupa e quer acrescentar? Pense em longevidade, que é outra palavra que compõe o contexto sustentável. O mesmo para marcas que respeitam o planeta, como a Modare Ultraconforto que sempre tem um modelo para fazer parte da sua rotina por muito tempo. Oferecendo tecnologias exclusivas que ampliam o bem-estar, além de celebrar tons e designs atemporais. 

Saiba mais:  Ressignificar materiais de forma sustentável é com a Modare Ultraconforto.

 

MODARE ULTRACONFORTO

Os melhores insights sobre bem-estar, moda sustentável, beleza e autocuidado para que as mulheres se sintam inspiradas a usar o que as deixam confortáveis diariamente e que esteja em sintonia com as últimas tendências.

x

Fique por dentro
das novidades