Logo - Modare Ultra Conforto

Abrir Menu Mobile

Blog Modare Ultraconforto

NOVIDADES PARA SEU BEM-ESTAR | 21.03.2022

As bolsas também têm história para contar!

E as novidades da Modare Ultraconforto estão prontas para protagonizarem seu look.

 
A moda é uma expressão cultural e já deixou a muito tempo de ser um universo somente voltado para o consumo. Como é possível aprender com tudo, vamos aproveitar os lançamentos de bolsas da Modare Ultraconforto para falar um pouco sobre a história desse acessório indispensável para as mulheres.


A história da bolsa é bem antiga. Ela surgiu da necessidade e acabou se transformando em um item essencial da moda, se atualizando conforme as tendências a todo o momento. Antes da típica shoulder bag (bolsa de ombro), escavações revelaram pinturas dentro de pirâmides que retratam pessoas carregando seus objetos pessoais em pequenos sacos de tecido, amarrados pela cintura com um cordão. Era a solução da época para ter sempre à mão o que era mais importante.

Na Idade Média, as bolsas eram utilizadas por homens e mulheres para carregar os pertences. Naquele tempo, era comum que houvesse uma diferenciação pelo tamanho e os enfeites (que podem ser chamados de apliques, como os laços contemporâneos que marcam vários calçados). A bolsa do homem era a maior, mas também tinha modelos menores, estilo pochete, e os sacos feitos de tecido cru que ficavam pendurados até o joelho. A mulher já tinha a necessidade de guardar uma quantidade grande de objetos, contando com bolsas penduradas na cintura (atualmente a gente conhece como bolsos), que não eram esteticamente femininas.


A primeira bolsa feminina

Foi no século 19 que a bolsa começou a evoluir e a responsável foi a princesa Alexandra, filha do rei da Dinamarca, que popularizou o uso das chatelaines. Pequenas, delicadas, com detalhes medievais, a principal característica do modelo era ser sustentada por correntes, se encaixando na cintura. Elas tiveram um forte impacto na moda.


Em seguida, um novo estilo de bolsa feminina, a retícule. Desenvolvida exclusivamente para as mulheres e com estilos que determinavam a classe social. Diferentemente das bolsas atuais, elas eram feitas de um tecido similar a uma rede e, assim como as chatelaines, o formato era pequeno. Servindo para transportar objetos como cartões de visitas, leques e lenços.

Foi também nesse período que surgiu o termo em inglês “handbag”, ou bolsa de mão, usado até hoje!


Popularidade

O design das bolsas começou a adaptar-se às mudanças na cultura e no papel feminino na sociedade ao longo do século 20. De início, a bolsa carteiro era a mais buscada.


Na década de 40, com a falta de algumas matérias-primas após a Segunda Guerra Mundial, a indústria teve que usar a criatividade na fabricação. As mais utilizadas eram feitas artesanalmente e com tecidos — e agora elas protagonizam produções focadas em moda consciente. Aliás, fica de curiosidade: nessa época inventaram o zíper, adicionando funcionalidade.

A bolsa feminina ganhou novos materiais, estilos, cores e tamanhos com o passar do tempo. Tornando-se um acessório versátil e de grande durabilidade. Já é curinga do guarda-roupa sustentável, onde cada uma da Modare Ultraconforto é produzida respeitando o meio ambiente. Com uma gama imensa de opções, basta escolher a sua preferida que te acompanhará não só nesta, mas em todas as temporadas!

Leia também: Ressignificar materiais de forma sustentável é com a Modare Ultraconforto

Esses modelos já estão disponíveis nas lojas físicas e online de todo o país. Aproveite e conheça mais produtos da Modare Ultraconforto: Coleção Modare.



MODARE ULTRACONFORTO

Os melhores insights sobre bem-estar, moda sustentável, beleza e autocuidado para que as mulheres se sintam inspiradas a usar o que as deixam confortáveis diariamente e que esteja em sintonia com as últimas tendências.

x

Fique por dentro
das novidades