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AUTOCUIDADO | 05.04.2021

Autocuidado: uma prática de bem-estar para você incluir na sua rotina diária!

Pequenas atitudes no dia a dia contribuem para uma vida saudável e mais positiva.

O que é autocuidado?

 

 

O autocuidado está relacionado com hábitos que visam o nosso bem-estar, em sintonia com o corpo, mente, emocional e social. Pode ser um ritual de beleza ou uma meditação revigorante. E cuidar de si mesmo também envolve importar e ter empatia com os outros. A relevância desse tema é tão grande, que existe até uma data dedicada ao assunto, o dia 24/7, fazendo referência à prática do cuidado durante as 24 horas diárias e 7 vezes por semana.

Como praticar?

São ações que consistem em atitudes básicas e simples para maior qualidade de vida, como a ingestão suficiente de água, buscar equilíbrio entre a atividade e o descanso, administrar o estresse, dormir de forma adequada, fazer atividade física e reservar um tempo só para você. Veja abaixo mais dicas e siga a que mais se encaixar na sua rotina:

1 - Consciência plena

 

 

Crie uma rotina de cuidados, como se vestir para o trabalho, mesmo que esteja em home office. Ou ainda, organizar a mesa de trabalho ou o armário, que eleva nosso bem-estar e são estímulos para a nossa mente e corpo.

2 - Respiração consciente e automassagem

 

 

Em momentos mais ansiosos, fazer uma pausa na respiração para desacelerar alivia o sistema nervoso. Um exercício é inspirar por 4 segundos, segurar por mais 4, expire contando 4 e segure por mais 4 contagens. Repita esse movimento. A automassagem também é um autocuidado e pode ser aplicada nos pés, nas costas e no rosto.

3 – Desconectar

 

 

Durante o dia, procure fazer alguma pausa das redes sociais, e trocar por uma caminhada, observando o que está a sua volta, está é uma forma de relaxar. Ou que tal tomar o café da manhã sem olhar o celular? Abrace o Jomo (Joy of Missing Out), que pratica uma vida mais real para cuidar de si mesmo.

4 - Cuide de seus olhos

 

 

Ficamos muito tempo olhando para as telas e para evitar fadiga ocular, olhos secos e visão turva, faça pequenas pausas e direcione o olhar para algum objeto que esteja a 6 metro de distância. Também ajuda a dar mais gás para reiniciar, enquanto você saboreia um chá ou café.

5 - Doe seu tempo

Melhora a autoestima, diminui a solidão e insere mais propósito na vida das pessoas. A internet tem sido uma grande ferramenta nesses dias, por exemplo, para conversar com pessoas que se sentem sozinhas. É bacana cultivar seus relacionamentos, mesmo que à distância.

6 - Aprenda algo

 

 

Faça algo que sempre quis aprender, como pintar, dançar e fotografar, o que ajuda a manter seu cérebro ativo. E desenvolver atividades criativas nos deixa mais felizes e entusiasmados.

7 - Reconhecer as boas surpresas do dia

 

 

Procure observar pequenas atitudes como a ligação de um amigo ou ver o céu ensolarado ajudam a enxergar a rotina de forma mais positiva em vez de concentrar somente no negativo.

8 - Cultive flores ou plantas

 

 

É bacana sentir o frescor de uma planta na sala ou ainda, se dedicar a atividades como a jardinagem. Deixa o lar mais aconchegante e revitaliza o ambiente, além de equilibrar a umidade do local e limpar o ar.

9 - Tome mais água

 

 

Reabasteça sua garrafa de hora em hora, para manter hidratação do corpo em nível adequado. Na hora do banho, passe uma ducha de água fria por 30 segundos, o que acelera a circulação e tem efeito antidepressivo, já que ajuda a liberar endorfina.

10 – Cuidado com seus pés

Nas práticas de autocuidado, os pés não podem ser esquecidos, já que dão sustentação e firmeza para o corpo e permitem nossa locomoção. Por isso, é importante hidratá-los todos os dias, especialmente com produtos à base de manteiga de karité e glicerina. A esfoliação semanal contribui para remover as células mortas, inclusive você pode fazer uma receita caseira com ingredientes como mel e açúcar.

A Modare Ultraconforto tem modelos para um cuidado perfeito dos seus pés, como as opções com palmilha Reflex Sense, com pequenas esferas que massageiam os pés e ativam a microcirculação sanguínea. Veja aqui mais opções da marca para seu autocuidado diário.

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